Scynthia Tristão e André Rizzardo tomam posse como novos desembargadores do TRT-15
anasiqueira
Qui, 02/10/2025 – 18:24
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, deu posse nesta quinta-feira, 2/10, aos novos desembargadores da Corte, Scynthia Maria Sisti Tristão e André Augusto Ulpiano Rizzardo. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Presidência e reuniu magistrados, servidores, familiares e autoridades, entre elas, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Guilherme Guimarães Feliciano, o procurador-chefe em exercício do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo José de Lira, e o presidente da Amatra XV, juiz Francisco Duarte Conte.
A nomeação, assinada pela Presidência da República, foi publicada nesta data no Diário Oficial da União. A desembargadora Scynthia Tristão ascendeu ao segundo grau pelo critério de antiguidade, após 32 anos de atuação na magistratura do TRT-15, para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Ricardo Regis Laraia. Já o desembargador André Rizzardo foi promovido pelo critério de merecimento, sucedendo a desembargadora Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, aposentada em julho deste ano.
“Momento duplamente especial”
Em seu discurso, a presidente Ana Paula destacou a relevância da posse, ocorrida no mesmo dia em que o Pleno indicou, em sessão histórica, os nomes de juízes para integrar a segunda instância, conforme instituiu a Lei nº 15.096/2025, que ampliou o Tribunal. “É com imensa satisfação que celebramos um momento duplamente especial para a história do TRT-15. No mesmo dia em que concretizamos a indicação de magistrados para compor 12 novos cargos nesta Corte, recebemos dois novos desembargadores, cujas trajetórias são marcadas pela dedicação e pelo compromisso com a Justiça do Trabalho”, afirmou. A presidente ressaltou as carreiras consistentes de ambos os magistrados e disse ter convicção de que a experiência e a sensibilidade de cada um fortalecerão o colegiado.
Emoção e agradecimentos
Em sua fala, a desembargadora Scynthia Tristão fez um resgate de sua trajetória e lembrou o ingresso na magistratura em 1993, ao lado de colegas que, assim como ela, “subiam o rio da carreira como peixes na piracema, cheios de energia e esperança”. Em tom emocionado, destacou o espírito de acolhimento que caracteriza o TRT-15 e agradeceu aos colegas magistrados, servidores, amigos e familiares, fazendo menção especial aos pais, à filha e ao companheiro Alessandro Tristão, juiz auxiliar da Vice-Corregedoria. “Este é um dia de felicidade, mas também de gratidão. Aprendi que a Justiça do Trabalho é construída diariamente, não apenas com conhecimento, mas também com humanidade e empatia”, disse, citando trecho de José Saramago para ilustrar a missão de “reparar e transformar” que cabe à magistratura.
Já o desembargador André Rizzardo optou por uma fala breve e simples, marcada pelo agradecimento. “Recebo esta missão com humildade e enorme gratidão a Deus, à minha família, aos colegas e a esta Casa que sempre me acolheu. Reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando pelo aprimoramento da prestação jurisdicional”, declarou.
Fortalecimento institucional
O presidente da Amatra XV, juiz Francisco Conte, destacou que a posse dos novos desembargadores representa não apenas o reconhecimento a carreiras de mais de três décadas dedicadas à magistratura, mas também um marco do fortalecimento institucional do Tribunal. “Somada à ampliação do colegiado, a chegada de novos membros renova energias e visões, permitindo que o TRT-15 continue a exercer com ainda mais efetividade sua missão de pacificação social”, afirmou.
Trajetórias
Natural de Curitiba (PR), a desembargadora Scynthia Maria Sisti Tristão nasceu em 1969 e é formada pela Universidade de São Paulo. Ingressou na magistratura em 1993 e, ao longo de mais de 30 anos, atuou em diversas Varas do Trabalho do interior paulista, tendo exercido também funções como coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência de São José do Rio Preto e juíza convocada no Tribunal.
O desembargador André Augusto Ulpiano Rizzardo nasceu em Campinas, em 1966, e formou-se em Direito pela USP em 1992. Ingressou na magistratura do TRT-15 em 1996 e foi titular em Andradina, Sorocaba e Campinas. Atuou ainda como juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência Judicial, além de permanecer convocado na Corte desde 2004.