(11) 94319-2724 contato@molinajazzar.adv.br

Notícias

Araçatuba e Presidente Prudente completam roteiro dos Diálogos com a Primeira Instância pelas circunscrições do TRT-15

23/06/2026

Araçatuba e Presidente Prudente completam roteiro dos Diálogos com a Primeira Instância pelas circunscrições do TRT-15

quadro azul com fotos de juízes das circunscrições de Araçatuba e Presidente Prudente, com caixa de texto branca e azul e os dizeres Diálogos com a 1ª Instância

anagatto

Ter, 23/06/2026 – 15:18

Araçatuba e Presidente Prudente completam roteiro dos Diálogos com a Primeira Instância pelas circunscrições do TRT-15
Conteúdo da Notícia

A Presidência e a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realizaram, nos dias 22 e 23 de junho, mais uma edição do projeto Diálogos com a Primeira Instância, reunindo magistrados das circunscrições de Araçatuba e Presidente Prudente para debater temas relacionados à gestão do primeiro grau, à atividade jurisdicional e aos projetos estratégicos em desenvolvimento no Tribunal.

As reuniões contaram com a participação da presidente e do corregedor regional do TRT-15, desembargadores Ana Paula Pellegrina Lockmann e Renan Ravel Rodrigues Fagundes. Em Araçatuba, o vice-corregedor regional, desembargador Edison dos Santos Pelegrini, também integrou a comitiva. Os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Sergio Polastro Ribeiro e Alessandro Tristão, estiveram presentes nos dois encontros.

Os encontros marcaram a conclusão da agenda de visitas institucionais da Administração do TRT-15 às oito circunscrições da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Por meio do projeto Diálogos com a Primeira Instância, a Presidência e a Corregedoria Regional percorreram todas as regiões administrativas do Tribunal, deslocando-se até as sedes das circunscrições para ouvir os magistrados, dialogar sobre as particularidades de cada localidade e debater os desafios enfrentados pelas unidades judiciárias.

A iniciativa foi concebida como um espaço de escuta ativa e aproximação institucional, permitindo que a Administração mantivesse contato direto com os juízes de primeiro grau, acolhendo sugestões e identificando oportunidades de aprimoramento da gestão e da prestação jurisdicional. 

Fortalecimento da magistratura

Nos encontros, a presidente Ana Paula Lockmann destacou a satisfação em promover a aproximação entre a Administração e a magistratura de primeiro grau, especialmente em um contexto marcado pelo avanço das tecnologias e pela crescente utilização da inteligência artificial. Para a magistrada, “o diálogo presencial permanece fundamental para o fortalecimento dos vínculos institucionais e para a construção conjunta de soluções voltadas à otimização da prestação jurisdicional”.

A desembargadora também apresentou um panorama dos primeiros 18 meses de gestão, período marcado pela consolidação de projetos estruturantes, pela ampliação da atuação do segundo grau e pelos desafios decorrentes das limitações orçamentárias, da manutenção da estrutura física do Tribunal e da necessidade de recomposição dos quadros de magistrados e servidores.

Secretarias conjuntas e Simetria

Entre os principais temas debatidos estiveram as secretarias conjuntas e o aperfeiçoamento do sistema Simetria. A presidente abordou iniciativas como a revisão anual das fixações, a inclusão dos juízes móveis no projeto e os estudos voltados à adaptação do modelo às necessidades da 15ª Região.
O corregedor regional, desembargador Renan Ravel, destacou os esforços da Presidência e da Corregedoria para acompanhar os impactos das mudanças implementadas nos últimos anos e ressaltou que a consolidação das secretarias conjuntas e do Simetria permanece entre as prioridades da gestão.

Segundo ele, os dois modelos representam importantes instrumentos de equalização da força de trabalho de servidores e magistrados e vêm sendo aperfeiçoados de forma colaborativa, com a participação das unidades judiciárias.  O magistrado também enfatizou a atuação dos juízes coordenadores, gestores e equipes das unidades na construção e no aprimoramento dos procedimentos adotados no primeiro grau. “O aperfeiçoamento da gestão judiciária exige monitoramento permanente, diálogo com a magistratura e disposição para promover ajustes sempre que necessário”, destacou.

Tecnologia e inovação

A inteligência artificial também esteve entre os principais temas da programação. Em Araçatuba, o desembargador Edison dos Santos Pelegrini foi oficialmente convidado para coordenar o futuro Comitê de Governança de Inteligência Artificial do TRT-15, que está em fase de implementação. Na ocasião, o magistrado apresentou experiências relacionadas ao uso da tecnologia na atividade jurisdicional e destacou os ganhos de produtividade e qualidade proporcionados pelas ferramentas de IA, sempre sob a supervisão humana.

Os participantes discutiram ainda a Resolução CNJ nº 615, que estabelece diretrizes para a utilização da inteligência artificial no Poder Judiciário, com destaque para aspectos relacionados à ética, à proteção de dados pessoais e à transparência no uso dessas ferramentas.

Foram apresentados projetos em desenvolvimento voltados à otimização de rotinas processuais, incluindo solução baseada em inteligência artificial para apoio às atividades da fase de liquidação.

Outro assunto debatido foi a atuação dos Núcleos de Justiça 4.0. O juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Sergio Polastro e Alessandro Tristão, destacaram a importância da adesão dos magistrados à iniciativa e os reflexos positivos observados na distribuição processual das unidades participantes.

Participação da magistratura

Os encontros reservaram espaço para a apresentação de dúvidas, sugestões e demandas dos magistrados, envolvendo temas como distribuição de processos e gestão das unidades judiciárias.

Marcados pela ampla participação dos presentes, os encontros reforçaram o compromisso da Presidência e da Corregedoria Regional com uma gestão participativa, pautada pelo diálogo permanente e pela construção conjunta de soluções voltadas ao fortalecimento do primeiro grau e ao aprimoramento da prestação jurisdicional.  Iniciado em 14/5/2025, em Ribeirão Preto, o projeto passou ainda por Sorocaba (30/6/2025), São José do Rio Preto (18/8/2025), Bauru (11/11/2025), Campinas (17/11/2025), e São José dos Campos (10/12/2025).

Unidade Responsável:
Comunicação Social

Ter, 23/06/2026 – 15:18

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região

Últimas Notícias

TRT-15 e ACL divulgam os ganhadores do concurso literário

TRT-15 e ACL divulgam os ganhadores do concurso literário anasiqueira Ter, 23/06/2026 - 16:49 TRT-15 e ACL divulgam os ganhadores do concurso literário Conteúdo da Notícia O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a Academia Campinense de Letras divulgaram nesta...

Ejud-15 e Subcomitê de Equidade promovem seminário sobre diversidade e inclusão

Ejud-15 e Subcomitê de Equidade promovem seminário sobre diversidade e inclusão anagatto Seg, 22/06/2026 - 18:41 Ejud-15 e Subcomitê de Equidade promovem seminário sobre diversidade e inclusão Conteúdo da Notícia O Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação e a...

Laboratoristas do TRT-15 iniciam curso de formação continuada nesta segunda, 22/6

Laboratoristas do TRT-15 iniciam curso de formação continuada nesta segunda, 22/6 anasiqueira Seg, 22/06/2026 - 18:08 Laboratoristas do TRT-15 iniciam curso de formação continuada nesta segunda, 22/6 Conteúdo da Notícia Teve início nesta segunda-feira, 22/6, a edição...

TRT-2 reforça compromisso com os direitos humanos

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) está em sua segunda gestão da Comissão de Monitoramento e Fiscalização de Decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, instituída em julho de 2024 pelo Ato GP nº 38/2024, em cumprimento à Resolução...

Confira calendário de feriados de 2026 nas unidades do TRT-2

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) definiu o calendário de feriados no exercício de 2026 nas unidades que compõem o órgão. As informações estão disponíveis no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, no caderno administrativo disponibilizado no dia...

Novos(as) magistrados(as) tomam posse no TRT-2 por promoção e permuta

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região empossou, nessa sexta-feira (3/10), novos magistrados promovidos para o cargo de juiz(a) do trabalho titular, além de uma magistrada que assumiu o cargo de juíza substituta por permuta. A cerimônia ocorreu no Edifício Sede...

Joalheria deve indenizar vendedora por cobranças abusivas e exigência de trabalho em pé

Sentença proferida na 63ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP condenou joalheria a pagar indenização no valor de R$ 17 mil a vendedora que sofreu assédio moral. De acordo com os autos, a empresa não permitia que a trabalhadora se sentasse ao longo de toda a jornada e...

Confira calendário dos leilões de outubro do TRT-2

Os próximos leilões da Justiça do Trabalho da 2ª Região acontecem nos dias 7, 9, 21 e 23 de outubro. Na ocasião, serão vendidos bens penhorados para a satisfação de dívidas em execuções trabalhistas. São oferecidos veículos, máquinas, terrenos, além de imóveis...